Especial Mulher

Entrevista com a Secretária de Saúde de Antônio João, Patrícia Marques Magalhães

Mulheres acreditem que tudo é possível, só basta nós querermos

06/03/2020 15h39Atualizado há 2 anos
Por: William Escobar
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Nesta sexta-feira (06), a entrevistada do Especial Mulher é a Enfermeira Mestre em Saúde da Família e hoje Secretária de Saúde de Antônio João Patrícia Marques Magalhães. Mulher de fibra e guerreira, que por 16 anos morou e trabalhou no município de Aquidauana, com um brilhante trabalho no Hospital Funrural.

Inteligente e generosa, que busca incansavelmente conhecimento na área de saúde, para atender da melhor forma possível as pessoas que necessitam. Estando há três anos à frente da saúde de Antônio João, mostra que a força da Mulher transforma vidas e ajuda a toda população viver melhor.

Além disso, carinhosa, sensível e amável, com todas as pessoas que estão ao seu redor, principalmente com sua família.

Obrigado Patrícia Marques Magalhães, por nos dar a honra dessa entrevista. O site SudoesteMSnews, deseja em seu nome um Feliz Dia Internacional das Mulheres, a todas mulheres Antônio-Joanense.

SudoesteMSnews: Como você descreveria sua função no cargo de Secretária de Saúde?

Enfermeira Patrícia Marques: Sinto o meu cargo ser muito importante para a sociedade, tendo em vista que cuida de toda população do município de Antônio João, tendo portanto um grande leque de responsabilidade. Além de que quando cheguei há 3 anos atrás, encontramos a farmácia básica com poucos remédios, as unidades de saúde totalmente desestruturada, bem como sem frota de veículos, então trabalhamos nesses três anos com a reestruturação física (equipamentos, estrutura e logística), além de pensarmos na parte de nossos servidores, mantendo esses qualificados, satisfeitos e empoderados. Assim, temos um papel muito importante, porque cuidamos de vida, priorizando todas nossas energias para o pronto atendimento a população de Antônio João.

SudoesteMSnews: Como você definiria o empoderamento das mulheres?

Enfermeira Patrícia Marques: A mulher é um esteio tanto na família como trabalho, exemplo que temos em nossa cidade uma Mulher como Chefe do Executivo Municipal, além de várias Secretárias. Nós pensamos com a razão, mas sempre tem a emoção que fala mais forte, aflorando o lado materno. Às vezes quando não podemos atender um paciente, pensamos e se fosse meu filho ou meu pai? Essa é a diferença do homem que é mais objetivo e direto. Esse sentimento empodera a mulher que sempre busca a resolutividade em todas as ações e melhorar o relacionamento entre as pessoas.

SudoesteMSnews: O que você diria a seu “eu” mais jovem, ou seja, você que tem filhas qual o conselho a elas?

Enfermeira Patrícia Marques: Estudem, pois isso é algo que nenhuma pessoa pode tirar de você. Colocar a família como principal esteio, bem como ter Deus em primeiro lugar. Além disso, a nossa vida é um equilíbrio de alma e de corpo, rodeado de pouco e verdadeiros amigos, não se deixar levar pela emoção, tendo o controle em sua vida. Resumindo eu digo a elas Estudar, Focar, Rezar e agradecer a Deus por nossa saúde e a vida que desfrutamos. 

SudoesteMSnews: O que você considera como atributos femininos?

Enfermeira Patrícia Marques: O principal atributo da mulher é a força. São as mulheres que acordam de madrugada, que criam os filhos e fazem papel de mãe e pai, que sai, trabalha e sustenta sua família. Eu tenho o exemplo de uma funcionária que tem 4 filhos e adotou mais quatro. Essa força da mulher de superar limites e mesmo com tudo isso ser sensível e amável. 

SudoesteMSnews: Quem é a maior influência em sua vida?

Enfermeira Patrícia Marques: Com certeza é minha Mãe! Esse é o verdadeiro significado da força, Dinair Rezende Marques, ela teve muitos altos e baixos, mas sempre se mostrou forte, firme, com um sorriso no rosto e uma fé inabalável de acreditar em Deus para superar todos os obstáculos. 

SudoesteMSnews: Por que o dia internacional da mulher é importante?

Enfermeira Patrícia Marques:: Porque é um dia que registra a luta das mulheres, que mostraram a força de não aceitar serem menosprezadas, não aceitar de ser tratada de forma desigual. Nós temos que ser tratada igualmente. Então o Dia da Mulher vem para mostrar isso, um marco das lutas que tivemos para chegar o patamar que estamos, mas mesmo assim temos algumas dificuldades, pois não há muitas mulheres na política, não temos muitas mulheres em cargos de chefia. Porém, mesmo assim, a mulher é importante, porque por trás do homem sempre tem uma mulher apoiando.

SudoesteMSnews: Que mensagem você gostaria de deixar para homens e mulheres no Dia Internacional da Mulher?

Enfermeira Patrícia Marques: Esse não é só mais um dia, é o Dia Internacional das mulheres, que marca nossa importância e força para sociedade. Que a cada dia não tenhamos medo de enfrentar e buscar nossos objetivos, com coragem, força e fé, sempre tendo Deus no comando, nos guiando. Eu como devota de Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro, acredito que ela possa abrir nossos caminhos e nos proteger de todos os males. Então mulheres acreditem que tudo é possível, só basta nós querermos.

SudoesteMSnews: Deixo aberto para deixar uma mensagem a população de Antônio João, em relação ao dia das mulheres.

Enfermeira Patrícia Marques: Parabéns as nossas mulheres Antônio-Joanense, que são fortes e batalhadoras, que não tem medo de enfrentar o dia a dia, que sempre estão trabalhando, mas também buscam o caminho de Deus indo na Igreja e grupo de oração, sempre atrás de dias melhores para a sua família. Que nesse dia possa cada vez mais buscar a força e, claro, pensar no bem de todos que estão a sua volta.

Por: Redação/William Escobar