Especial Mulher

Entrevista com a Professora Janete Mianutti de Aquidauana

Uma mulher empoderada é aquela que acredita em sua própria força

04/03/2020 10h49Atualizado há 2 anos
Por: William Escobar
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A segunda entrevista do Especial Mulher, é com a Professora Janete Mianutti, esposa, mãe e avó! PROFESSORA, SINDICALISTA E LUTADORA PELOS SEUS DIREITOS!!!

A professora Janete, como as tecelãs na Rússia, que foram às ruas protestar contra as jornadas de trabalho, é de luta e sempre está junto com a classe trabalhadora lutando pelos seus direitos, junto ao SIMTED/Aquidauana (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Aquiduana), além disso atua como Professora na Rede Estadual de Ensino.

Assim, demonstra que é uma Mulher empoderada, lutadora, inspiradora e importante de ser ouvida por toda sociedade. Obrigado Professora Janete Mianutti pela atenção ao site sudoestemsnews e muito mais obrigado pela "aula" explanada nessa entrevista. 

  SudoesteMSnews: Como você descreveria sua função no seu cargo de Professora de Aquidauana?

Professora Janete: Estamos vivendo tempos difíceis...  Na Educação tudo parece mais complicado. A sociedade nos olha com suspeita, a falta de respeito com nosso trabalho e conosco enquanto seres humanos, em pleno séc XXI,  chega a assustar. Mas professores/professoras são guerreiros(as), sempre! Nossa função é ser resistência e manter acesa a luz da esperança, é continuar acreditando e lutando por uma educação pública e de qualidade para todos e por um mundo mais justo e fraterno. 

SudoesteMSnews: Como você definiria o empoderamento das mulheres?

Professora Janete: Estamos construindo esse “empoderamento”, passos importantes foram dados e hoje o movimento tem visibilidade graças à luta das mulheres ao longo dos séculos. O processo é lento, doloroso, porém irreversível. Penso que os grandes adversários nesta luta são o preconceito e a ignorância. Vemos mulheres discursando contra mulheres. E o que é isso senão ignorância? Confunde-se feminismo com femismo, por exemplo. É complicado... Aí a Educação tem uma tarefa importante: abrir as janelas do conhecimento, trazer a temática para a sala de aula, debater esses “temas controversos” com as bênçãos da BNCC e do Currículo de Referência de MS. Uma mulher empoderada é aquela que acredita em sua própria força e “Possui a estranha mania de ter fé na vida”  já cantou Milton Nascimento.

SudoesteMSnews: O que você diria a seu “eu” mais jovem, ou seja, você que tem netas qual o conselho a elas?

Professora Janete: Apropriem-se do conhecimento. Saibam o porquê das coisas. Tirem suas próprias conclusões. Usando um termo do momento,rs  Sejam Protagonistas! É muito triste vermos aumentar o número de feminicídio (assassinato de mulher, motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero) por  isso, minhas meninas, antes de amar, amem-se! Respeitem-se! Sejam companheiras, parceiras; escravas, nunca.

SudoesteMSnews: O que você considera como atributos femininos?

Professora Janete: A mulher tem uma tarefa gigantesca: é cocriadora na maternidade, nessa função primeira percebe-se como esse ser é paradoxal – fragilidade e força, energia e docura... A mulher tem o atributo que o momento exige.  “Bela, recatada e do lar” é um arquétipo há muito superado; hoje reconhecemos que a beleza tem muitas faces, mora em todas; sabemos também que o “recato” pode esconder unhas longas e afiadas e que podemos ser do lar, do escritório, do consultório, do gabinete, da Nasa... Enfim, de qualquer lugar que queiramos ser. Atributos para isso? Ousadia, Perseverança, Competência!

SudoesteMSnews: Quem é a maior influência em sua vida?

Professora Janete: Dois seres iluminados me sustentam: Minha mãe (hoje no plano espiritual) exemplo de coragem, de uma sabedoria incrível e Jesus Cristo, Governador da Terra, Mestre Amado que nos trouxe a mensagem de Amor e Esperança, acolheu e valorizou o ser feminino, segundo nos diz Joanna de Ângelis “Ele teve a coragem de engrandecer a mulher, quando todos a vituperavam, destacando-a com o respeito e a consideração merecidos e que lhe eram negados...” Tanto fez que na caminhada até o calvário foram Elas que, corajosamente, o acompanharam.

SudoesteMSnews: Por que o dia internacional da mulher é importante?

Professora Janete: Por que o feminicídio ainda é uma triste realidade. Por que mulheres são agredidas, violentadas, desrespeitadas todos os dias. Por que mulheres continuam sendo exploradas. Por que muitas leis precisam sair do papel e ganhar vida. Enquanto houver uma mulher oprimida haverá luta. O dia internacional da mulher é importante para não nos deixar esquecer que a luta continua, companheiros e companheiras.

SudoesteMSnews: Que mensagem você gostaria de deixar para homens e mulheres no Dia Internacional da Mulher?

Professora Janete: Vamos lutar juntos, caminhar juntos – lado a lado – homens e mulheres na construção de um mundo melhor. Vamos semear Amor e Respeito para colhermos Felicidade.

SudoesteMSnews: Deixo aberto para deixar uma mensagem a população de Aquidauana, em relação ao dia das mulheres.

Professora Janete: Mulheres não são mais importantes que os homens. Mulheres são TÃO importantes quanto os homens. Nossa luta é por valorização, Respeito! Que nesse 08 de março possamos refletir, dialogar e nos comprometer em promover a vida. Chega de violência, chega de dor. A prática do Amor começa no lar!

Por: Redação/William Escobar