Especial Mulher

Entrevista com a Vereadora Licinha de Bodoquena

A mulher é extremamente importante! Sem falsa modéstia, somos essenciais, porque a mulher faz tudo com muito capricho e dedicação

03/03/2020 14h04
Por: William Escobar
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O “Dia internacional da mulher” comemorado em 08 de Março, ao contrário do que muitos podem pensar, não é meramente mais uma data comemorativa no calendário, o seu significado vai além disso e é muito mais profundo.

A história conta que um grupo de tecelãs na Rússia foi às ruas protestar contra as jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial. Lutavam por melhores condições de vida e de trabalho. Essa data é comemorada como forma de relembrar essa e a luta das mulheres em todo o mundo, dando ainda mais força à batalha que já vinha sendo travada.

A data nasceu da força, coragem e resistência de mulheres que decidiram sair da situação em que se encontravam e fizeram acontecer. Elas não ficaram só nas palavras e discussão, mas partiram para a prática e hoje todas as mulheres colhem os frutos dessa luta que permanece e é presente no nosso dia a dia.

O principal desejo das mulheres para aquela época e para os nossos dias é uma sociedade menos machista, mais igualitária, que as ouça, respeite e valorize enquanto mulheres, mas acima de tudo enquanto pessoas.

Assim, o site www.sudoestemsnews.com.br, irá fazer entrevistas com mulheres da nossa Região que se destacam na sociedade, lutando por seus direitos e os direitos da sociedade, demonstrando a Força que a mulher tem na atualidade, que consegue conduzir grandes feitos, sem perder sua essência de doçura.

Nossa primeira entrevistada é Rosângela Lopes Ferreira Siqueira, a Vereadora Licinha de Bodoquena, que gentilmente nos respondeu algumas perguntas que demonstram a força da Mulher em nossa atual sociedade. Vejamos:

SudoesteMSnews: O meio político é totalmente dominado pelos homens, como é ocupar o cargo de Vereadora e representar as mulheres? Desde quando está neste meio?

Vereadora Licinha: Bom, é um fato! A política ainda é dominada pelos homens. Porém já houve grandes avanços das mulheres que ocupam cargos políticos atualmente, vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras... Desde o ano de 2008 Eu me sinto privilegiada por fazer parte dessa soma, porque estamos fazendo história em nosso país, lutando por nossa classe que em um passado não tão distante assim não podia sequer votar! Eu me sinto mais forte, porque represento obviamente toda uma população, pois estamos aqui para ser os olhos de todos, mas tem um gosto especial saber que  represento e luto pelos direitos da classe feminina! 

SudoesteMSnews: Como pensou em entrar no meio político? 

Vereadora Licinha: Eu sempre fui uma pessoa muito ativa, muito tempo antes de pensar em entrar para a política, realizava trabalhos assistenciais, sem qualquer remuneração, pois sempre trabalhei com a parte mais carente da população, principalmente mulheres e crianças, e em determinado momento essas pessoas que eu ajudava começaram a me sugerir isso, diziam que o município todo precisava de uma pessoa como eu na política, uma pessoa humana, preocupada com as diferenças impostas pela sociedade, que olhasse pelas necessidades das pessoas, e eu acabei vendo uma possibilidade através da política de ajudar um número muito maior de pessoas do que eu já ajudava, e esse foi o motivo que me levou a entrar e me manter na política desde então! 

SudoesteMSnews: A Senhora ocupa outro Cargo, além de Vereadora? 

Vereadora Licinha: Eu sou pedagoga, porém não exerço o cargo justamente em função da política, porque nosso município é pequeno, as vagas na área da educação são bem disputadas, legalmente eu até poderia, desde que não entrasse em atrito com minhas funções de vereadora, mas eu prefiro deixar a vaga para outra pessoa, afinal nosso município é pequeno, as oportunidades de emprego não são tantas assim!

SudoesteMSnews: A Senhora tem filhos? Se sim, como faz para se dividir a educação dos Filhos, com as funções que desempenha?

Vereadora Licinha: Sim, tenho 2 filhas, e sempre foi muito tranquilo essa questão pra mim, porque as meninas sempre me acompanharam em tudo, sempre gostaram de política, por saber que mesmo em meio a tantas turbulências, é a melhor forma que temos de tentar mudar o mundo para melhor, de levar mais igualdade para as pessoas, então elas sempre me apoiaram e sempre que podem estão junto comigo! 

SudoesteMSnews: Do ponto de vista de uma mulher! Qual a importância da mulher na sociedade atualmente?

Vereadora Licinha: A mulher é extremamente importante! Sem falsa modéstia, somos essenciais, porque a mulher faz tudo com muito capricho, dedicação, eu acho que os homens são fundamentais também, mas nós fazemos as coisas com competência e de uma forma mais humana, menos mecânica, entende? Eu falo como mulher que trabalha em casa, que trabalho fora de casa, falo como mãe, esposa, filha... A disposição que nós mulheres temos, sem deixar o coração de lado, faz toda a diferença no resultado de tudo o que fazemos, de tudo o que nos propormos a fazer!

Essa foi a entrevista com a primeira Mulher nesse "Especial Mulher" mês de Março do site SudoesteMSnews. Empoderada e que atua em prol da Mulher e da Sociedade no município de Bodoquena, conversamos com a Vereadora Licinha.

Por: Redação/William Escobar