COVID-19 EM MS

Prefeitura Municipal de Anastácio emite nota de esclarecimento

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde circulou no município notícias falsas sobre o caso confirmado que veio a óbito

19/06/2020 09h52
Por: William Escobar
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Anastácio informa, em relação ao paciente confirmado positivo para o novo coronavírus e que veio a óbito, que muitas notícias que estão sendo veiculadas pertencem a páginas fakes e são inverídicas.

Essas falsas notícias, propagadas sem nenhum critério e de maneira inescrupulosa, tem gerado transtornos ao trabalho realizado pelas equipes de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica. Mas, principalmente, atingem diretamente a família do paciente falecido, que tem recebido diversas ameaças por aplicativo de mensagens.

A Vigilância em Saúde fez todo o mapeamento das pessoas que tiveram contato com esse caso positivo e o Prefeito Nildo Alves não é contactante desse paciente, que infelizmente veio a óbito. Por esse motivo, ele não está em isolamento domiciliar.

Quanto à festa realizada, a Vigilância em Saúde constatou que 40 membros de uma mesma família residem no terreno pertencente à mãe desse paciente. E a foto em questão, onde aparece o Prefeito Nildo, não é atual e não diz respeito à residência da família do paciente positivado. Tanto que ele olha para a câmera no momento em que a mesma foi registrada.

Ressaltamos que essas páginas fakes, de onde saem falsas notícias e fotos tendenciosas, estão atrapalhando o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde, pois ligam para a central de atendimento telefônico e passam informações mentirosas, fazendo com que nossos profissionais se desloquem para atender esses trotes, interferindo, assim, num atendimento sério que poderia ser realizado a um cidadão de bem.

Informamos, ainda, que continuamos o nosso trabalho com seriedade e dedicação. Todas as ações e medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus estão sendo adotadas no município de Anastácio.

Por: Assessoria/Prefeitura de Anastácio