CASA E JARDIM

Tiririca: saiba como combater a planta daninha que pode destruir o seu jardim

Cientificamente chamada de Cyperus rotundus, a espécie se espalha rapidamente por ambientes externos, durante as épocas de calor

25/11/2021 07h04
Por: William Escobar
Fonte: Casa Vogue
Tiririca: saiba como combater a planta daninha que pode destruir o seu jardim (Foto: Reprodução/ Instagram/ @lomalandscapes)
Tiririca: saiba como combater a planta daninha que pode destruir o seu jardim (Foto: Reprodução/ Instagram/ @lomalandscapes)

Talvez, você tenha se deparado recentemente com a planta tiririca em meio às flores de algum jardim ou gramado externo. Isso ocorre porque a espécie daninha adora climas quentes e úmidos, o que faz com que surja com mais frequência nos períodos de primavera e verão.

Quem faz o alerta é a engenheira ambiental e paisagista, Fernanda Dagrela. “Esse vegetal possui batatinhas suculentas em seus rizomas e é capaz de aguentar vários dias sem água, porque consegue armazenar água e nutrientes para seu desenvolvimento”, explica. Por essa razão, a Cyperus rotundus, como é chamada cientificamente a espécie mais conhecida, consegue se alastrar facilmente pelos ambientes.

Segundo a especialista, o crescimento da tiririca é rápido, o que faz com que ela abafe as plantas ornamentais de pequeno porte, destruindo o cantinho verde que você tem em casa. “Nessa competição por espaço, a tiririca acaba vencendo em algum momento”, afirma a engenheira ambiental.

Dicas para controlar a erva daninha

Para combater sua propagação, a dica de Fernanda é simples: “É necessário tirar a planta com suas raízes e com suas batatinhas suculentas. Se você apenas cortar o talinho da tiririca, sem fazer a remoção é bem provável que, em menos de 10 dias, seu canteiro esteja cheio de folhinhas novamente”, ensina.